A Nintendo Company, Limited foi criada por Fusajiro Yamauchi, no dia 23 de Setembro de 1889. É tida como um grande símbolo mundial dos video-games, devido a grande competência na venda desses aparelhos ou jogos pós atari e o seu extenso trabalho em criar personagens carismáticos que cativam o público.
A inovadora mundial na criação de entretenimento interativo, a Nintendo Co., Lda. de Quioto, Japão, fabrica e comercializa hardware e software para as suas consolas domésticas Wii U™ e Wii™, para as consolas portáteis Nintendo 3DS XL™ e Nintendo 3DS e para a série de consolas portáteis Nintendo DS™. Desde 1983, quando lançou a Nintendo Entertainment System™, a Nintendo vendeu perto de 4,2 mil milhões de videojogos e mais de 669 milhões de unidades de hardware globalmente, incluindo as atuais Wii U, Wii, Nintendo 3DS, Nintendo DS, Nintendo DSi™ e Nintendo DSi XL™, assim como a Game Boy™, a Game Boy Advance, a Super NES™, a Nintendo 64™ e a Nintendo GameCube™. Criou também ícones da indústria como Mario™, Donkey Kong®, Metroid®, Zelda™ e Pokémon™.
Como empresa subsidiária, a Nintendo Europa, sediada em Grossostheim, Alemanha, foi criada em 1990 e atua como sede de operações da Nintendo na Europa.
História da Nintendo 1889 - 1979
- 1889
Em Quioto, Fusajiro Yamauchi começa a fabricar Hanafuda (flor), um jogo de cartas japonês.
- 1902
O Sr. Yamauchi começa a fabricar os primeiros baralhos de cartas estilo ocidental no Japão. Inicialmente, estavam destinadas à exportação, mas o produto alcança uma popularidade tão grande no Japão como no resto do mundo.
- 1933
É criada a empresa Yamauchi Nintendo Co. Ltd.
- 1947
Criação da empresa de distribuição Marufuku Co. Ltd.
- 1950
Hiroshi Yamauchi é nomeado Presidente e dirige o processo de produção da Yamauchi Nintendo Co. Ltd.
- 1951
O nome da empresa é alterado para Nintendo Playing Card Co. Ltd.
- 1952
As fábricas consolidadas da empresa são construídas em Quioto, Japão.
- 1953
A Nintendo Playing Card Co. Ltd. é a primeira empresa a ter sucesso na produção massiva de cartas de plástico no Japão.
- 1959
A empresa começa a vender cartas com personagens de Walt Disney impressas, abrindo um novo mercado de baralhos de cartas para crianças. O departamento de cartas expande-se de forma impressionante.
- 1962
As acções da empresa são cotadas na segunda sessão da Bolsa de Osaka e Quioto.
- 1963
A empresa altera o seu nome para Nintendo Co., Ltd, e começa a fabricar jogos, para além dos baralhos de cartas.
- 1969
Expansão do departamento de jogos e construção de uma fábrica de produção em Uji City, nos arredores de Quioto, Japão.
- 1970
As acções da empresa são cotadas na primeira sessão da Bolsa de Osaka. Termina a construção e ampliação da sede central da empresa. Início da venda da série Beam Gun, que utiliza a tecnologia opto-electrónica. Pela primeira vez no Japão, incorpora-se a electrónica na indústria dos jogos.
- 1973
O sistema de disparo laser, desenvolvido pela empresa, substitui o bowling como principal passatempo no Japão.
- 1974
A Nintendo desenvolve um sistema de protecção de imagem e utilização de projector de 16 mm em salas de jogos. Começa a exportação para a Europa e América.
- 1975
Em colaboração com a Mitsubishi Electric, desenvolve-se um sistema de videojogos utilizando um gravador de vídeo electrónico (EVR, electronic video recording).
- 1976
Introdução do microprocessador nas consolas de videojogos.
- 1977
Desenvolvimento de videojogos para uso doméstico em colaboração com a Mitsubishi Electric. Desenvolvem-se as primeiras consolas domésticas: "Tv Game 15" e "TV Game 6".
- 1978
Em Março, a Nintendo lança um jogo Arcade baseado no jogo de mesa Othello: Computer Othello. Num ecrã, peças de Othello verdes, brancas e pretas são substituídas por quadrados e símbolos, respectivamente. O Computer Othello não tem joystick, mas sim 10 botões de cores por jogador.
- 1979
Minoru Arakawa, genro do director japonês da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, inaugura a Nintendo América na cidade de Nova Iorque. A Nintendo abre um departamento de máquinas de jogos operadas com moedas.
História da Nintendo 1980 - 1980
- 1980
Criação da filial subsidiária em Nova Iorque, Nintendo of America Inc.. Começa a vender-se no Japão a linha de produtos GAME & WATCH, os primeiros videojogos portáteis LCD com microprocessador.
O artista da Nintendo, Shigeru Miyamoto, criou o jogo Donkey Kong. O herói, originalmente designado de Jumpman, é um carpinteiro ansioso por salvar a sua namorada, Pauline, de um macaco enlouquecido. Posteriormente, aquando do estabelecimento da sede da Nintendo of America pela Nintendo Co., Ltd,.o nome Jumpman foi alterado para Mario.
- 1981
A Nintendo desenvolve e distribui o videojogo de funcionamento com moeda Donkey Kong. Este jogo torna-se rapidamente o jogo mais vendido nesta categoria.
- 1983
Criação de uma nova fábrica em Uji para aumentar a capacidade de produção e permitir a expansão comercial da empresa. Em Julho, as acções da empresa são cotadas na primeira sessão da Bolsa de Tóquio. Começa o desenvolvimento do videojogo para a consola Family Computer (Famicom), com utilização de uma CPU (Central Processing Unit) e PPU (Picture Processing Unit).
- 1984
A Nintendo desenvolve e comercializa o VS. System, o videojogo com ecrã duplo, de funcionamento com moeda. É lançada a consola Famicom no Japão. Passa a chamar-se Nintendo Entertainment System - NES - quando é lançada no resto do mundo. Entre os títulos disponíveis encontram-se Excitebike, Super Mario Bros., Metroid, The Legend of Zelda e Punch-Out! Mario e o seu irmão Luigi tornam-se famosos e o jogo para NES Super Mario Bros. é um sucesso em todo o mundo. Algumas pesquisas revelam que as crianças estão tão familiarizadas com o Mario como estão com o Rato Mickey ou Bugs Bunny.
- 1986
É lançada na Europa a Nintendo Entertainment System. Acompanhada por clássicos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Excitebike, a NES torna-se um grande sucesso em quase todos os lares europeus. Desenvolve-se e comercializa-se o Family Computer Disk Drive System no Japão para aumentar as funções do Family Computer. Também no Japão começa a instalação do Disk Writer para gravação de software.
- 1987
Patrocínio no Japão de um Family Computer "Golf Tournament", como prova de comunicação utilizando a rede de telefones pública e Disk Faxes para assistir à criação de uma rede Family Computer.
- 1988
A empresa investiga e desenvolve um comando Hands Free. Desta forma, a consola NES torna-se acessível a um maior número de fãs da Nintendo e o número de videojogos aumenta para 65 títulos, aumentando o interesse também nos adultos.
- 1989
É apresentado a Game Boy no Japão, a primeira consola portátil com cartuchos de jogos inter-mutáveis. O jogo Tetris para Game Boy é lançado em todo o mundo.
- 1990
O Japão entra no mercado dos sistemas 16 bits e lança, no Outono, o Super Famicom, enquanto a consola Game Boy é lançada na Europa e rapidamente se torna num enorme sucesso a nível mundial!
Em Junho, a Nintendo of Europe instala-se em Grossostheim, na Alemanha, como subsidiária com propriedade absoluta.
História da Nintendo 1991 - presente
- 1992
A Super Nintendo Entertainment System (Super Famicom) é lançada na Europa em Junho. São vendidas mais de 46 milhões de unidades no mundo. No Japão são lançados Super Scope (acessório para a Super NES), Mario Paint e o acessório Super NES Mouse. É lançada também para a Super NES a esperada sequela de Zelda, The Legend of Zelda: A Link to the Past.
- 1993
É anunciada a chegada do chip Super FX, uma tecnologia de vanguarda para consolas domésticas. O primeiro jogo a utilizar o Super FX Chip é o Starwing, lançado em Abril.
Estabelece-se a Nintendo of Netherlands que recebe a transferência dos produtos Nintendo, que anteriormente eram distribuídos e geridos nos Países Baixos pela Bandai. Estabelecem-se também filiais em França, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Austrália.
- 1994
É lançado o acessório Super Game Boy, aumentando assim o número de jogos compatíveis com Super NES. A heroína preferida de todos, Samus, volta com uma aguardada continuação em Super Metroid. A Nintendo ajuda a desenvolver e implementar um sistema de classificação nos E.U.A que abarca toda a indústria de videojogos a nível mundial. Nesse ano é apresentado um jogo que cria elevados padrões de qualidade - aplicando gráficos Advanced Computer Modeling (ACM), Donkey Kong Country é um enorme sucesso no mercado americano.
É lançado o Nintendo Gateway, com unidades de Super Nintendo Entertainment System e uma selecção de jogos para SNES especialmente desenhados para entreterem os passageiros.
- 1995
Graças ao extraordinário sucesso de Donkey Kong Country, os gráficos ACM adaptam-se à consola Game Boy com Donkey Kong Land. Paralelamente, a Nintendo introduz a série Play It Loud!, consolas Game Boy com capas de diferentes cores. Os gráficos ACM aparecem novamente no Super NES com o lançamento do êxito Killer Instinct. No Japão, a Nintendo começa a vender o adaptador SatellaView para Super Famicom, que permite a transmissão digital de dados através de satélite. Ao mesmo tempo, a Nintendo apresenta o sistema Virtual Immersion de 32 bits conhecido como Virtual Boy.
A Nintendo responde aos pedidos de mais jogos de plataformas por parte dos fãs, com o lançamento de Yoshi's Island. Também melhora a qualidade dos gráficos ACM no lançamento iminente de Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest. Cruis'n USA e Killer Instinct também aparecem nas salas de jogos locais. A empresa comemora a produção de mil milhões de cartuchos!
- 1996
A 23 de Junho é lançada no Japão a Nintendo 64. Milhões de pessoas fazem fila para serem os primeiros a desfrutar da primeira consola de 64 bits. Vendem-se mais de 500 mil unidades no primeiro dia.
No início de Setembro é lançada uma outra consola: Game Boy Pocket da Nintendo; uma versão elegante 30% mais pequena da consola portátil mais popular do mundo.
Super Mario 64 foi considerado por muitos "o melhor videojogo de todos os tempos." Entretanto, a Super NES assiste ao lançamento do terceiro jogo na continuada série Donkey Kong, Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble. Pokémon, um novo fenómeno no mundo dos videojogos para Game Boy, é lançado no Japão a 26 de Fevereiro.
- 1997
Em Março, é lançada no mercado europeu a Nintendo 64, com vendas de 2,3 milhões de unidades no primeiro ano. A Nintendo cria o Rumble Pak, que permite que o jogador sinta as vibrações provocadas pela acção do jogo.
- 1998
A Nintendo apresenta a Game Boy Color e acessórios inovadores como Game Boy Camera e Printer, dando ainda mais vida ao êxito de maior duração na história do entretenimento interactivo.
As consolas Game Boy Color têm agora duas novas cores: roxo e roxo-claro.
É lançado o jogo que mais expectativas criou, The Legend of Zelda: Ocarina of Time para Nintendo 64, tornando-se um sucesso e estabelecendo um recorde de encomendas que nenhum outro videojogo superou até à data.
- 1999
A Nintendo lança o Pokémon na Europa a 8 de Outubro. A Nintendo desenvolve o seu arquivo de software de alta qualidade com títulos inovadores como Pokémon Snap e Pokémon Pinball, sendo que este último oferece uma função integrada de vibração. São lançados êxitos como Mario Golf, Donkey Kong 64 e Perfect Dark. Também durante o Verão, a gama de capas coloridas aumenta a colecção com vermelho, verde, amarelo e azul.
A Nintendo anuncia, pela primeira vez, a sua ideia de criar uma consola com processador IBM Gekko e tecnologia DVD de Matsushita.
- 2000
A Nintendo Game Boy torna-se a consola mais vendida com vendas superiores a 100 milhões. Entretanto, o franchise Pokémon continua a ser um fenómeno mundial e a Nintendo comemora o seu sucesso com uma edição limitada do Pikachu Nintendo 64. A N64 aumenta o seu arquivo de clássicos com êxitos como The Legend of Zelda: Majora's Mask, Ridge Racer 64 e Mario Tennis.
A Nintendo of the Netherlands assume a responsabilidade pelo mercado belga e holandês e muda o seu nome para Nintendo Benelux. Entretanto, a sede da Nintendo Co., Ltd muda-se para Minami-ward de Quioto, Japão.
- 2001
A Nintendo UK é criada em Janeiro e um novo escritório é inaugurado em Slough, Berkshire, Reino Unido. Os Pokémon Gold e Silver para Game Boy Color são lançados simultaneamente e com um grande sucesso.
na Europa, a 6 de Abril de 2001. No fim-de-semana do seu lançamento, um milhão de unidades são vendidas, tornando-se o jogo mais rapidamente vendido na Europa. A Game Boy Advance é lançada a 21 de Março no Japão, 11 de Junho nos E.U.A. e 22 de Junho na Europa. Torna-se a consola vendida com mais rapidez, com 500 mil unidades vendidas na primeira semana na Europa. Os sucessos do lançamento da Game Boy Advance incluem os favoritos Super Mario Advance e F-Zero: Maximum Velocity.
A Nintendo GameCube é lançada a 14 de Setembro de 2001 no Japão e 18 de Novembro de 2001 na América. Ao todo, 2,7 milhões de unidades são enviadas até Dezembro, das quais 95% são vendidas. O sucesso de vendas de Luigi's Mansion e Super Smash Bros. Melee marca tanto os jogos populares como títulos-chave para a consola.
É lançado o hardware Game Boy Advance e-Reader no Japão a 1 de Dezembro, que dá um novo significado à jogabilidade portátil. Os dados armazenados nos cartões Card-e podiam transferir-se através do Card-e Reader e assim passar para Game Boy Advance.
- 2002
A Nintendo Itália é criada a 2 de Janeiro e inaugura um escritório em Milão. Game Boy Advance - agora disponível nas novas edições Preto e Platina - atinge a barreira dos 5 milhões de unidades de hardware em toda a Europa.
Pokémon mini, a consola mais pequena do mundo, é lançada a 15 de Março em toda a Europa, com quatro jogos, incluindo Pokémon mini Party e Pokémon mini Pinball.
A Nintendo, Sega e Namco anunciam o desenvolvimento conjunto de uma placa gráfica 3D para computador, TRIFORCE, a 22 de Fevereiro, para a nova geração de máquinas Arcade. A Nintendo GameCube é lançada na Europa a 3 de Maio com 1 milhão de unidades, um preço de revenda de €199 e 20 jogos iniciais, aos quais se juntam a espectacular aventura de Mario, Super Mario Sunshine, o revolucionário comando sem fios Nintendo WaveBird e mais de 100 jogos de todos os géneros e características.
No fim de Maio, após 52 anos à frente da empresa, Nintendo Co., Ltd, o Presidente Hiroshi Yamauchi anuncia a sua reforma, nomeando Satoru Iwata como o seu sucessor. No final de 2002, mais de 25 milhões de unidades Game Boy Advance tinham sido vendidas.
- 2003
Em Março, é lançada a Game Boy Advance SP e torna-se num enorme sucesso com o novo design inteligente em forma de concha. A nova consola tem sucesso imediato.
Também ocorre em Março o lançamento do impressionante Metroid Prime, aclamado por fãs e críticos como um dos melhores jogos desenvolvidos para a Nintendo GameCube. O esperado The Legend of Zelda: The Wind Waker chega em Maio de 2003 para comemorar o primeiro ano de vida da Nintendo GameCube, trazendo uma das estrelas da Nintendo com um impressionante estilo cel-shaded.
Em Junho, o lançamento de Game Boy Player para a Nintendo GameCube torna possível que os jogadores experimentem os jogos de Game Boy e Game Boy Advance nas suas televisões. Com o lançamento de Pokémon Ruby and Sapphire em Julho, o fenómeno Pokémon surge pela primeira vez na Game Boy Advance.
Em Outubro assistimos ao regresso do apreciado jogo Mario Kart:Double Dash!! para a Nintendo GameCube.
- 2004
Em Janeiro é anunciada a "consola mistério" da Nintendo: a Nintendo DS, uma consola portátil de ecrã duplo com tecnologia Touch Screen.
No Outono, são lançados os jogos Pokémon FireRed e LeafGreen para Game Boy Advance, dando continuidade ao sucesso do fenómeno Pokémon.
Em 2004 também chegam várias edições especiais para a Game Boy Advance: Tribal Edition (Junho), Classic NES Edition (Julho), Limited Pink Edition (Outubro), Zelda Limited Edition (Novembro) e Mario Limited Edition (Novembro) são lançados em toda a Europa.
No final do ano, a Nintendo DS é lançada nos E.U.A e Japão com um sucesso imediato. A consola de ecrã duplo, com modo multijogadores sem fios, tecnologia Touch Screen e compatibilidade com o catálogo de jogos da Game Boy Advance.
- 2005
A 11 de Março de 2005 é lançada na Europa a Nintendo DS, tendo alcançado um sucesso imediato. Até Junho tinha sido vendido um milhão de consolas em toda a Europa.
Entretanto, a Nintendo apresenta a Game Boy Micro. Com apenas 10 centímetros de largura e cinco de altura, a incrivelmente moderna e elegante Game Boy Micro inclui um ecrã retroiluminado de máxima nitidez.
- 2006
Em 2006, a Nintendo DS chega ao topo dos videojogos como a consola portátil mais vendida, graças a um catálogo de jogos para todo o Mundo. Os jogadores de toda a Europa rendem-se ao Animal Crossing: Wild World, New Super Mario Bros e Metroid Prime Hunters.
Com o Nintendogs, estreia-se a colecção Touch! Generations, uma série de títulos que oferecem jogos diferentes de qualquer outro. O Brain Training do Dr. Kawashima - o título no top da Touch! Generations - torna-se um êxito mesmo entre pessoas que nunca tinham jogado.
A Nintendo DS muda a sua aparência em Junho, com a Nintendo DS Lite, que apresenta ecrãs mais brilhantes e um design mais apelativo.
O ano termina com o lançamento da Wii. A nova consola com o seu sistema de controlo inovador conquista o público tanto entre os fãs da Nintendo como entre aqueles que, normalmente, não utilizam videojogos. O sucesso da consola intensifica-se com títulos como Wii Sports e a nova série de Zelda, The Legend of Zelda: Twilight Princess.
Antes do lançamento da Wii, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, realizou uma série de entrevistas internas com membros da Nintendo assim como com criadores externos, oferecendo uma perspectiva mais profunda sobre os bastidores da empresa e ao processo que envolve trazer novo hardware e software para o mercado. A série de entrevistas "Iwata Pergunta" seria continuada em anos vindouros, revelando muitas vezes informações sobre os procedimentos da empresa, tanto passados como presentes.
- 2007
Com a emergência da Wii no final de 2006, o ano de 2007 foi palco de uma série de títulos adequados às características únicas desta consola que abriu as portas a todo um novo público.
Jogos como WarioWare: Smooth Moves, Endless Ocean e Big Brain Academy for Wii convidaram todos a mergulhar na diversão independentemente da sua experiência prévia enquanto que a chegada de Super Mario Galaxy e Metroid Prime 3: Corruption trouxe as famosas franchises da Nintendo de volta à vida.
Os fãs de jogos clássicos regozijaram-se em Setembro quando o primeiro Festival Hanabi foi celebrado na Consola Virtual. Milhões de jogadores de Wii em toda a Europa puderam deitar as mãos a títulos como Super Mario Bros.: The Lost Levels pela primeira vez já que o Festival Hanabi lançou clássicos inéditos na Europa.
O Canal Mii Contest foi lançado na Wii em Novembro, permitindo aos jogadores submeter personagens Mii criadas por eles próprios em concursos temáticos. O Canal fornece aos jogadores ferramentas que lhes permitem exprimir a sua criatividade e envolver-se mais activamente nos produtos Nintendo, destacando ainda mais a passagem de jogadores passivos a activos.
Na Nintendo DS, Sight Training: Enjoy Exercising and Relaxing your Eyes assim como Dr Kawashima's Brain Training expandiram a gama de software Touch! Generations e continuaram a atrair novos utilizadores, um feito também atingido pela nova aventura da série The Legend of Zelda, Phantom Hourglass, que convidou os jogadores a controlar a acção no Ecrã Táctil da Nintendo DS.
6 de Dezembro foi a data de lançamento do novo site da Nintendo of Europe. Dizendo adeus às cores roxas da Nintendo GameCube e GameBoy Advance, o novo site tenta transmitir o aspecto da Nintendo DS e da Wii.
Link's Crossbow Training chegou com o Wii Zapper também em Dezembro, expandindo as formas de toda a gente desfrutar da Wii e fechando um ano em que novos públicos experienciaram jogos pela primeira vez através das consolas Nintendo.
- 2008
Com um número cada vez maior de pessoas a descobrir os videojogos pela primeira vez na Wii e na Nintendo DS e com a base de fãs de longa data a manter-se, 2008 assistiu ao lançamento de mais software que rapidamente chegou aos corações do público.
Em Abril, Wii Fit e Wii Balance Board tomaram a Europa de assalto, convidando famílias inteiras a divertir-se em casa ao mesmo tempo que se tornavam mais conscientes dos seus níveis de fitness pessoal. Mais tarde nesse ano, o lançamento de Mario Kart Wii e do acessório Wii Wheel juntou jogadores de todas as idades e níveis de experiência para clássica acção Mario Kart que era simples para iniciados e desafiante para peritos.
Dando continuidade à tendência na Nintendo DS, Professor Kageyama's Maths Training e Cooking Guide: Can't Decide What To Eat? alargaram as utilizações tradicionais dos sistemas dos jogos transformando a matemática em pura diversão e dando uma ajuda na cozinha, enquanto que a chegada de Professor Layton and the Curious Village pôs novos e velhos jogadores a coçar a cabeça procurando soluções para puzzles problemáticos.
O mês de Maio assistiu ao lançamento de WiiWare, um serviço de download de jogos que ofereceu aos proprietários de consolas Wii um rol de novos e variados títulos que poderiam ser adquiridos a partir do conforto dos seus sofás através do Canal Wii Shop. Outro novo serviço, o Canal Nintendo, foi também lançado na Wii, oferecendo aos utilizadores acesso a informações, notícias e entrevistas relativas a lançamentos próximos.
Em Junho, o site da Nintendo of Europe deu as boas-vindas a outro país: a África do Sul.
No final do ano, mais dois títulos de grande importância foram lançados para a Wii. A entrada de Shigeru Miyamoto no género de jogos de música, Wii Music, permitiu às famílias juntarem-se e experimentarem livremente a simulação de uma grande variedade de instrumentos musicais. A fechar o ano esteve Animal Crossing: Let's Go to the City, que trouxe consigo o acessório Wii Speak, ligando salas de estar em todo o mundo através da Internet, permitindo assim aos jogadores falarem entre si ao visitarem as cidades uns dos outros no jogo.
- 2009
Em Março de 2009, a Nintendo Ibérica S.A. abriu uma sede em Lisboa para fornecer serviços comerciais e de Marketing em Portugal, reforçada pela inauguração do site oficial português. No mesmo mês a Nintendo anunciou também que despachou a sua milionésima consola Nintendo DS em todo o mundo.
Um mês depois, a série de consolas Nintendo DS cresceu com a chegada da Nintendo DSi à Europa. A nova consola portátil inclui uma câmara e novas funcionalidades de som que levaram a experiência DS a um novo nível.
Outra grande novidade foi o serviço Nintendo DSiWare, que permite aos jogadores fazer download de uma lista crescente de jogos e aplicações para dar à sua consola um toque ainda mais pessoal. Entre os lançamentos notáveis que deram aos jogadores uma plataforma para usarem a sua criatividade estão Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again, que permitiu aos jogadores criar e partilhar os seus próprios níveis, e Flipnote Studio, que deu o mote para que toda uma comunidade de aspirantes a animadores partilhasse as suas animações artesanais com o mundo.
2009 também assistiu ao lançamento do tão aguardado Pokémon Platinum Version assim como de Professor Layton and Pandora's Box, enquanto que o fenómeno de jogo activo se estendeu à Nintendo DS com o lançamento de "Walk With Me: Do You Know Your Walking Routine?" (não comercializado em Portugal) que permite aos jogadores manter o registo das suas rotinas de caminhadas de forma divertida.
No Verão, as coisas aqueceram com o lançamento de Wii Sports Resort, acompanhado do acessório Wii MotionPlus para controlos de movimento melhorados. Nas solarengas Wuhu Islands, os jogadores puderam experienciar actividades desde esgrima a tiro com arco de formas inéditas graças ao Wii MotionPlus. Nesse ano, o jogo integrou um Wii Sports Resort Pak de edição limitada com a versão preta do hardware Wii.
Wii Fit regressou numa nova forma, com Wii Fit Plus a oferecer aos utilizadores mais formas de controlar o progresso dos seus exercícios. A adição de uma ferramenta de contagem de calorias e a opção de personalizar exercícios em função das necessidades pessoais do jogador asseguraram aos utilizadores a melhor forma de fazer exercício enquanto se divertiam.
Novembro foi o mês do lançamento de New Super Mario Bros. Wii, que ofereceu a primeira experiência para quatro jogadores numa aventura Mario, deixando os jogadores experientes ajudar os novatos ao tomarem de assalto o castelo de Bowser e servindo uma expansão contínua de novos públicos assim como fãs de longa data de Mario. Foi também o primeiro jogo a introduzir a funcionalidade Super Guide que permitiu aos jogadores que se estivessem a debater num nível específico deixar que Luigi acabasse o nível por eles, evitando assim que ficassem presos numa parte do jogo.
- 2010
Em Janeiro, a Nintendo anunciou que iria distribuir Monster Hunter Tri para a Wii na Europa como parte de um esforço contínuo de oferecer apoio a títulos de grande qualidade de outras editoras. Com jogabilidade online gratuita e suporte total do Wii Speak, o fenómeno japonês fez a sua primeira entrada numa consola Nintendo.
Fevereiro foi o mês do lançamento de um pacote de edição limitada que inclui a Nintendo DSi cor-de-rosa e Nintendo presents: Style Boutique, o jogo de 2009 que permite aos jogadores ver como é por dentro o mundo da moda.
A série Nintendo DS cresceu ainda mais, desta vez também em tamanho, quando a Nintendo DSi XL apresentou ecrãs maiores, um ângulo de visualização mais amplo que a torna adequada para diversão conjunta, assim como um stylus maior e mais confortável e Nintendo DSiWare pré-instalado.
- 2012 e atual
A criação do wii u, é o sucessor do Wii, lançado em 18 de Novembro de 2012 nos Estados Unidos e em 8 de Dezembro no Japão. E a série Nintendo DS cresceu ainda mais em 2013, com o Nintendo 2ds.
Consoles
- Nintendo Entertainment System

- Super Nintendo Entertainment System

- Nintendo 64
Em Junho de 1996 no Japão, a Nintendo lançou o seu terceiro console doméstico, o Nintendo 64 - N64. Com a potência de 64 bits da Nintendo 64, os jogadores podem explorar arrebatadores mundos em 3D que são uma verdadeira explosão de cor, dançar com efeitos de iluminação em tempo real e agradar aos seus ouvidos com qualidade de som de CD.
Para revolucionar o design de dispositivos de entrada, a Nintendo concebeu o primeiro Control Stick analógico para o comando da Nintendo 64 abençoando os jogadores com total controlo de 360 graus sobre todos os jogos. O seu design exclusivo de "três dentes" molda-se perfeitamente na tua mão, e outros 13 botões - incluindo um botão Z abaixo do centro - são o acabamento perfeito para este pacote pioneiro.

- Nintendo GameCube
Pequena, gira e desejável - é a Nintendo GameCube. Lançada em roxo, preto e cores de edição limitada, o design único e a forma compacta da Nintendo GameCube (11,4 cm x 15 cm x 16cm) simbolizam o compromisso da Nintendo em manter a originalidade e a inovação vivas nos videojogos.
Com um processador desenvolvido em cooperação com a IBM e um chip de gráficos desenhado em conjunto com a ATI, a Nintendo GameCube está toda "quitada"- dando aos jogos para Nintendo GameCube efeitos visuais incríveis que alegram toda a tua casa.

Assim como em outros consoles da Nintendo, o GameCube teve uma grande quantidade de acessórios, incluindo uma versão sem fio do controle, o Wavebird, um modem para jogos online, e um cabo que conectava o console ao Game Boy Advance.
- Wii
Wii, antes codenomeado Revolution, é o console sucessor do GameCube, lançado em 19 de Novembro de 2006 nos Estados Unidos e em em 2 de Dezembro no Japão. Sua característica mais distintiva são os sensores de movimento, que através de um sistema de giroscópio controle percebem as movimentações feitas com o controle, o Wii Remote. É compatível com os discos do GameCube, e através de Wi-Fi embutido consegue baixar jogos originais (WiiWare) ou de velhos consoles (Virtual Console, com jogos do NES, Super NES e Nintendo 64, mais fliperamas e os concorrentes Mega Drive, Master System, TurboGrafx 16, Neo-Geo, Commodore 64 e MSX).
- Wii U
Wii U, antes chamado de Project Café, é o sucessor do Wii, lançado em 18 de Novembro de 2012 nos Estados Unidos e em 8 de Dezembro no Japão. É o primeiro videogame da oitava geração de consoles, possui 2 modelos preto (Deluxe Set) e branco (Basic Set). Seu serviço online é denominado Nintendo Network
Nenhum comentário :
Postar um comentário